Técnicas para aprender a programar qualquer coisa e aprender programação mais rápido (sem ter facilidade com a programação)

11/06/2021

Nesse artigo vamos discutir um pouco sobre o processo de aprender algo na programação. Caso você siga o passo a passo e implemente essa forma de pensar na sua careira de programador sua vida sera bem mais fácil. Eu garanto. Esse artigo foi inspirado em um vídeo que mudou a forma como eu aprendo, todos os conceitos foram inclusive testados na minha vida.

Logo programador de quintal
Logo programador de quintal

1 - Não se compare

Muitas pessoas acham que dom não existe, e realmente é um assunto discutível. Mas o fato é que de fora parece que para algumas pessoas da sua idade ou mais novas que você a programação é algo natural, e conceitos que você não conhece parecem ser óbvios para essas pessoas. Talento ou não, o fato é que ao se comparar com essas pessoas nos sentimos desmotivados.

A desmotivação é ruim para você, exclua pensamentos como "eu não consigo". Pense diferente, pessoas vão aprender mais rápido do que você e isso é normal. Não significa que você não vai aprender, apenas que vai aprender no seu próprio tempo.


Não se compare!



2 - Se exponha ao o que você quer aprender, mesmo sem entender nada

Leia artigos, veja vídeos e experimente programando algo. Quando o sentimento de "eu não entendi nada" bater, PARABÉNS! Você está fazendo progresso. Mas e agora? Se sentir perdido não vai te levar a lugar nenhum, então leia mais veja mais vídeos e programe mais. Não importa o tempo que demore, a verdade é que uma hora você vai aprender. Nosso cérebro foi feito para se adaptar, ele tem uma característica que permite que sua própria estrutura física se altere para se adaptar ao ambiente que jogamos para ele. Então não tenha medo de expor seu cérebro o máximo possível ao que você quer aprender

Se exponha ao o que você quer aprender, mesmo sem entender nada

3 - Não copie e cole, digite seu código

Na programação criamos desde cedo o hábito de copiar e colar, mas essa mania deve ser extinta quando o assunto é aprender algo. Só o fato de escrever já te faz aprender um pouco mais. Porém a minha sugestão é:

Escreva e se pergunte "O que essa linha de código faz?"

Esse hábito fará com que aprenda mais rápido aquilo que quiser.


Não copie e cole, digite seu código

4 - Volte ao assunto

Depois de alguns dias que você aprendeu um assunto, volte até ele ou revise seu código, você se lembra de tudo?

revisão vai ajudar sua memória a longo prazo. Tente voltar ao assunto de tempos em tempos e você vai ver seu aprendizado melhorar bastante

Volte ao assunto

5 - A honra a camisa

O que me leva pra frente no aprendizado é esse conceito abstrato de honra a camisa de programador. Essa parte eu admito que não vai fazer sentido para todos, mas fez muito sentido pra mim no passado e ainda faz.

Imagine os programadores que vieram antes de nós. Eles criaram os computadores, a lógica de programação e fizeram os primeiros programas sem o mar de conteúdo que a internet nos trás. Quando eu penso nisso a vontade de aprender surge, eu sinceramente acho que nosso trabalho é relativamente fácil se comparado ao deles. Isso me faz querer ir mais longe

Se esse artigo foi útil para você, considere se inscrever na nossa newslleter. Demora menos de um minuto e você vai ficar informado de artigos como esse e muito mais. Só precisamos do seu email:

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora